Qual a Diferença Entre um Home Studio e um Estúdio de Gravação Profissional?

Muitos querem saber o que o Home Studio tem de diferente de um estúdio de gravação profissional. Seus equipamentos baratos podem entregar a mesma qualidade? O som de um estúdio musical profissional é diferente, muito superior? Será que ter uma estrutura física é apenas uma questão de estética ou é algo indispensável para se obter qualidade?

Vamos descobrir as respostas para estas e outras perguntas, agora!

O Home Studio Doméstico

home studio na mesa noite

Vamos primeiro definir o que é um Home Studio e qual seria a sua principal característica. O Home Studio também é um estúdio de gravação de áudio, mas no contexto doméstico, construído em uma das salas da sua casa. O Home Studio fica muito bem instalado no quarto de visitas ou mesmo, naquela salinha dos fundos que ninguém está usando.

Outra característica do Home Studio é a de proporcionar, ao seu feliz proprietário, a possibilidade de produzir áudio a qualquer hora, a qualquer momento do dia ou da noite. Se você pretende capturar seus momentos de criatividade, às 3:00 da manhã, você precisa ter um desses estúdios em casa.

O Estúdio de Gravação Profissional

estudio de gravacao profissional console mixagem moderno

Os estúdios de gravação profissionais são instalados em uma sala comercial ou prédio dedicado, ostentando uma estrutura que pode auxiliar no status do estúdio, principalmente se o ambiente for requintado. Uma montagem em um lugar “desenhado para ser um estúdio”, tende a se parecer mais com a imagem que fazemos de um estúdio de gravação.

Diferente de um ambiente doméstico, o estúdio planejado prevê a possibilidade do controle e condicionamento acústico perfeito, seja aplicando absorvedores, dispersores e/ou isolantes acústicos nas salas de gravação e monitoração.

Outra característica marcante dos estúdios de gravação profissionais é a enorme quantidade de equipamentos caros que eles dispõe.  Não é raro encontrarmos alguns microfones a condensador custando mais de $10 mil dólares nesses estúdios mais sofisticados. O console de mixagem, quase sempre é enorme, conectado à múltiplas interfaces de áudio para suprir seus 64 ou mais canais de áudio, custando fácil mais de $20 mil dólares.

A indústria de equipamentos para estúdio de gravação oferece uma vasta gama de opções, servindo desde os usuários domésticos, com equipamentos de alta qualidade e muitos recursos, até os profissionais, com dispositivos extremamente dispendiosos. Não é difícil encontrar estúdios profissionais com mais de 1 milhão de dólares em equipamentos em suas dependências.

Apesar de a grande maioria dos estúdios de gravação profissionais terem migrado seus processos de produção para os meios digitais, a lógica por trás de suas configurações ainda é a mesma de 30 anos atrás. Mixagem via console físico e monitoração instintiva do produto de áudio.

“Mas Rodrigo, esse equipamento caro faz a diferença no resultado final do estúdio?”

Ainda bem que você fez essa pergunta. O resultado final vai depender de quem está gerenciando essa produção e de uma infinidade de passos que esse engenheiro / produtor procede até chegar ao resultado. O material humano e o conhecimento de quem produz é mais decisivo para a qualidade da produção do que somente os equipamentos caros.

Imagine que os equipamentos são apenas as ferramentas que o ser humano usa para desenvolver o trabalho. Acreditar em equipamentos é o mesmo que acreditar que os pincéis de Da Vinci eram responsáveis por seu talento. É ridículo.

“Rodrigão, dá pra fazer tudo com equipamentos baratinhos?”

Ótimo contraste. Ao passo que o ser humano é importante, estar sem equipamentos é o mesmo que estar sem as ferramentas. Não duvido que o Da Vinci seria capaz de pintar usando apenas os dedos, mas sei que ele usava os melhores pincéis que ele dispunha à época.

O que vale é seu bom senso sobre o que você tolera como algo que seja aceitável para participar da sua produção. Você pode acreditar que o som de uma panela velha rangindo por um barbeador seja o efeito sonoro ideal para representar em seu filme o zumbido de uma nave espacial ou uma moto voadora em um planeta distante.

Por outro lado, tem coisas que não dá mesmo pra usar sendo baratinho, um bom exemplo disso são os violões acústicos. Os violões baratinhos, em sua grande maioria, têm o timbre defeituoso.

Como no dito popular: “mente mais do que viola velha”.

Não, infelizmente não são apenas as violas velhas que mentem. Os violões novos, de baixa qualidade, também mentem e muito. Por esse motivo, se você não possui um violão decente, que custa uns R$ 5 mil, melhor nem tentar gravar isso.

E ainda, existe uma diferença entre o músico doméstico, o músico de palco e o músico de estúdio. Esse último é mais refinado que os dois primeiros, mesmo que perca, no quesito técnico, para o músico de orquestra. Mais uma vez, não basta ter o melhor violão, você também precisa ser um músico de estúdio para conseguir aplicar a dinâmica correta no instrumento ao gravar.

Em todo caso, não se preocupe com a sua perícia no violão, agora. Você pode recorrer à tecnologia para poder tocar violões virtuais com a dinâmica perfeita e desse modo, produzir as suas músicas, como você sempre sonhou.

O Home Studio e os Equipamentos Virtuais

hobnox-virtual-instruments

A virtualização dos equipamentos de estúdio foi um grande passo para tornar possível realizar em casa o que poderia ser feito apenas em um estúdio profissional. Com habilidade e conhecimento por parte do dono do Home Studio, é possível produzir áudio com qualidade equiparável a de um estúdio profissional.

Mesmo que não tenhamos grandes teclados, microfones luxuosos, violões, guitarras e pedaleiras; tudo isso pode ser “emulado” por um software e ser “reproduzido” dentro do ambiente de software do computador. Sem um PC com um bom software musical, seria quase impossível gravar, mixar e masterizar áudio em casa.

Apesar dos estúdios profissionais ainda apresentarem muitas características dos estúdios antigos, a tendência para um futuro próximo é bem clara: teremos apenas um microfone e uma interface MIDI, dentro de uma sala com uma tela e uma interface de controle (teclado, mouse), e tudo isso conectado intimamente com a experiência do produtor por trás da máquina.

Enfim, investir o seu tempo estudando e praticando, é o que pode diminuir a distância da qualidade entre o seu Home Studio e os melhores estúdios de gravação profissionais ao redor do mundo.